O Supervisor de Recrutamento e Seleção é responsável por supervisionar acompanhar e direcionar o trabalho de recrutamento e seleção da equipe sob sua liderança.
Nos tópicos abaixo você encontrará informações importantes para uma melhor compreensão a respeito das responsabilidades de um supervisor de recrutamento e seleção, a formação necessária para exercer a função, as principais atividades que competem a essa profissão, as habilidades esperadas pelas empresas contratantes, e outras informações a respeito do atual mercado de trabalho para esse cargo, como a sua faixa salarial.
Formação necessária
Para exercer o cargo de supervisor de recrutamento e seleção é necessário que o concorrente tenha concluído o curso de graduação em Psicologia, sendo desejável uma Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos.
Algumas empresas preferem optar pelo candidato que apresenta conhecimento de outro idioma, preferencialmente o Inglês. Logo, um curso de idiomas é uma ótima sugestão para enriquecer o seu currículo.
Atividades exercidas
- Supervisionar atividades de recrutamento e seleção;
- Planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar as ações de captação dos recursos humanos;
- Acompanhar sistematicamente os relatórios de vagas;
- Orientar os prazos para fechamento de vagas;
- Desenvolver e apresentar indicadores de desempenho da área para a diretoria;
- Programar melhorias na rotina de trabalho interna;
- Direcionar a equipe de analistas na contratação e treinamento de novos funcionários;
- Elaborar e realizar de dinâmicas de grupo;
- Garantir o cumprimento de metas;
- Aplicar feedback de processos;
- Realizar testes e delegar tarefas aos seus subordinados;
- Fazer triagem de currículos recebidos;
- Contatar candidatos e recepciona-los.
Mercado de trabalho
O cargo de supervisor de recrutamento e seleção possui uma média salarial de R$ 5.414,70, podendo trabalhar na área de recursos humanos de empresas públicas ou privadas de diversos ramos de atuação.
Habilidades requeridas
- Atenção;
- Dinamismo;
- Criatividade;
- Pró-atividade;
- Capacidade de liderança;
- Habilidade com Pacote Office;
- Bom relacionamento com a equipe.