Cristiano Andrioli
Sobre o candidato
Objetivo:
Atuação em Recursos Humanos/Departamento Pessoal – Gestor/Coordenador/Especialista/Consultor/Supervisor/HR Business Partner/Analista.
Resumo:
Profissional extremamente calmo, sereno, diplomático, resiliente e organizado; Facilidade de adaptação a novas culturas, processos e rotinas profissionais; Ótimo relacionamento interpessoal, comunicação efetiva e excelente ouvinte.
Mais de 25 anos de sólidas experiências na área de Recursos Humanos; Carreira desenvolvida majoritariamente em empresas nacionais e multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como, energia, educação, saúde, moveleiro, consultoria, eletrodomésticos, metalúrgico, têxtil, químico e farmacêutico. Perfil generalista, com amplo conhecimento em todos os processos e rotinas da área de capital humano, tais como, Recrutamento e Seleção (R&S), Treinamento e Desenvolvimento (T&D), Avaliação de Desempenho e Performance, Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Clima Organizacional, Comunicação Institucional, Relações Trabalhistas, Previdenciárias e Sindicais, Administração de Pessoal, Folha de Pagamento, Encargos e Tributos, Cargos e Salários, Carreira, Sucessão, Remuneração, Benefícios, Orçamento de Pessoal, Indicadores (KPI´s).
Em gestão e liderança de equipes, procura adotar o estilo situacional com fortes tendências democráticas e participativas, busca de forma recorrente a capacitação e desenvolvimento profissional do time de forma continuada; Orientação para resultados, com superação de metas e entregas com foco em excelência, qualidade, inovação, produtividade e melhoria contínua.
Location
Educação
Trabalho e experiência
Gestão de carreiras e remuneração de todo o grupo composto por mais de 20 empresas e subsidiárias; Realizar descrição, avaliação, classificação e pesagem de cargos; Oferecer suporte para as demais áreas e processos de gestão de pessoas; Elaborar análises e estudos de estrutura de cargos versus estrutura organizacional; Oferecer suporte para as políticas de planejamento de sucessões e desenvolvimento de pessoal; Elaborar proposta de planos de sucessão de carreiras; Conduzir, realizar e participar de pesquisas salariais; Verificar tendências de mercado e concorrência; Elaborar e atualizar tabelas salariais; Realizar simulações de alterações salariais de forma individual e coletivas e analisar seus impactos nos custos de pessoal, entre outras diversas atribuições inerentes ao cargo.
Participar do planejamento estratégico e definições de metas; Conduzir e participar de negociações sindicais; Atuar como responsável pelo desenvolvimento, implementação e manutenção do sistema orçamentário de RH; Atuar como responsável pelo programa de renovação do pacote de benefícios da Instituição, Atuar como responsável pela implementação de programas de remuneração e recompensas; Atuar como consultor interno em temas trabalhistas, previdenciários e sindicais; Atuar como responsável pelo desenvolvimento e implementação do painel de indicadores (KPI´s) de RH; Atuar como Business Partner junto as unidades de negócios do grupo empresarial (Faculdades, Clínicas, Hospitais, Emissoras de Rádio e TV), conduzindo, orientando e apoiando a gestão das pessoas de forma eficiente, alinhadas com as estratégias e a cultura organizacional, visando a potencialização dos resultados dos negócios, entre outras diversificadas atividades inerentes ao cargo.
Participar do planejamento estratégico e definições de metas; Participar de negociações sindicais; Atuar como Business Partner, estreitando laços entre RH e demais setores da empresa; Criar, desenvolver, implementar e manter aplicabilidade de políticas, normas e diretrizes internas; Criar e desenvolver relatórios gerenciais e KPI´s; Atuar na recepção e atendimento de auditores, peritos e fiscais do trabalho; Atuar como preposto e representante legal da empresa em homologações, audiências judiciais e reclamações trabalhistas; Controlar headcount; Elaborar orçamento e adequações do quadro de pessoal e seus reflexos nos custos com a folha de pagamento, encargos tributários e benefícios (Budget e Forecast de Pessoal); Atuar no desenvolvimento, implementação e manutenção de políticas de cargos, salários e remuneração variável; Descrever cargos; Conduzir pesquisas salariais; Elaborar e atualizar tabelas salariais; Aplicar reajustes salariais coletivos e individuais; Ajustar paradigmas e equiparações salariais; Realizar simulações salariais e seus impactos diretos e indiretos; Efetuar cálculos de Participação nos Lucros/Resultados e bonificações; Administrar processos com fornecedores de benefícios e convênios; Gerir contratos; Participar de negociações financeiras; Monitorar custos; Analisar e propor melhorias nos serviços prestados; Atuar na avaliação do clima organizacional aplicando ações corretivas e endomarketing; Atuar em processos de avaliação de desempenho e por competências; Atuar em compliances e auditorias de processos para novas aquisições e expansões corporativas; Realizar cálculos e simulações financeiras para aprimoramento e rentabilidade dos negócios (Internalização/Terceirização de Mão de Obra); Atuar em auditorias de processos para certificados de acreditação; Administrar veículos internos de comunicação institucional; entre outras atividades inerentes ao cargo.
Participar de reuniões diretivas para planejamento estratégico e definições de metas; Participar de negociações sindicais; Gerir equipe de 03 subordinados; Atuar como Business Partner no chão de fábrica, identificando potenciais oportunidades e ameaças; Atuar de forma estratégica e operacional em todas as rotinas e processos das áreas de Administração de Pessoal, Folha de Pagamento, Cargos e Salários, Benefícios, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Orçamento de Pessoal, Indicadores e Comunicação Interna; Realizar pesquisas de Clima Organizacional e aplicar potenciais ações corretivas e de melhoria; Aplicar avaliação de desempenho; Gerenciar conflitos; Atuar no atendimento de peritos e fiscais do trabalho; Representar a empresa em ações trabalhistas e órgãos governamentais; Atuar como corresponsável pelos processos de Higiene, Segurança e Medicina do trabalho, mantendo documentações e laudos atualizados; Participar efetivamente das rotinas do sistema de gestão de Segurança do Trabalho; Atuar no gerenciamento de Facilities de aproximadamente 15 colaboradores (Portaria, Telefonia, Limpeza, Conservação e Transporte), entre outras atribuições inerentes ao cargo.
Gerir e liderar equipe de 08 subordinados distribuídos em duas unidades fabris (Hortolândia/Cruzeiro), sendo responsável por todas as rotinas e entregas da área de Pessoal (ponto eletrônico, controle de jornadas, admissão, demissão, férias, afastamentos, folha de pagamento, e-social, PAT, CAGED, PIS, INSS, FGTS, RAIS, DIRF, contabilização, conciliação contábil, repasses sindicais, entre outros) e da área de Cargos e Salários (criação, implementação e administração de políticas de remuneração, condução e participação de pesquisas salariais, descrição e pesagem de cargos, verificação de tendências de mercado e concorrência, manutenção constante da estrutura de cargos, tabelas e faixas salariais, aplicação de reajustes salariais individuais e coletivos, monitoramento e avaliação de paradigmas e equiparações salariais, projeção de reajustes salariais e seus impactos diretos e indiretos versus quadro de pessoal efetivo e orçado, elaboração de cálculos de PPR, PLR, gratificações e bonificações, etc); Participar efetivamente de negociações sindicais envolvendo Acordos Coletivos, Participação de Lucros e Resultados, Banco de Horas, Cláusulas Sociais, Programas de Demissão Voluntária, Programas de Aposentadoria Incentivada, Greves, etc; Atuar como preposto em homologações, audiências judiciais, reclamações trabalhistas, etc, entre outras atividades do cargo.
Coordenar e distribuir o fluxo de demandas de trabalho da área, envolvendo todos os processos e rotinas da área de Administração de Pessoal, Folha de Pagamento, Remuneração e Benefícios, junto a uma equipe de 25 subordinados distribuídos em 03 unidades fabris (Hortolândia/Campinas/Itú); Oferecer orientações técnicas e suporte motivacional; Atuar como orientador na busca de soluções de problemas de alta complexidade; Atuar na captação de recursos para melhoria de infraestrutura, equipamentos e tecnologia; Proporcionar treinamento, capacitação e desenvolvimento profissional da equipe; Participar de reuniões diretivas e gerenciais de planejamento estratégico; Supervisionar tecnicamente a correta aplicabilidade da legislação vigente em todos os processos da área; Atuar em negociações sindicais; Recepcionar auditores, peritos, fiscais do trabalho; Desenvolver, elaborar relatórios gerenciais e de indicadores para suporte nas tomadas de decisões; Elaborar, validar e apresentar os Budget´s anuais, envolvendo todas as despesas e investimentos da área; Atuar como representante legal da empresa em homologações, audiências judiciais, reclamações trabalhistas, etc; Criar, desenvolver, implementar e manter aplicabilidade de políticas, normas e diretrizes internas de RH; Conduzir reuniões com os membros da equipe; Coordenar e participar efetivamente de todos os processos e rotinas da área de Remuneração (administrar as políticas de cargos/salários e remuneração, realizar pesquisas salariais, verificar possíveis discrepâncias com o mercado e avaliar novas tendências, realizar manutenção constante na estrutura de cargos e faixas salariais, aplicar reajustes salariais coletivos e individuais, monitorar e avaliar paradigmas e equiparações salariais, projetar reajustes salariais e seus impactos diretos e indiretos no quadro de pessoal, elaborar cálculos de PPR, PLR e bonificações, etc); Coordenar e participar efetivamente de todos os processos da área de Benefícios (atuar em negociações contratuais e financeiras, assegurando melhores custos e qualidade nos serviços prestados, atuar no desenvolvimento, implementação e manutenção das políticas e programas de benefícios e convênios; Elaborar relatórios gerenciais para conferências e auditorias; Gerenciar Facilities, aproximadamente 60 colaboradores (Telefonia, Restaurante, Segurança Patrimonial, Limpeza, Conservação, Jardinagem e Fretados), e outras atividades relacionadas ao cargo.