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Sobre o candidato
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Educação
MBA em estratégia empresarial, focando o desenvolvimento e implantação de diversas estratégias para uma Cia com pretensão de crescimento e desenvolvimento.
Curso de administração, voltando a gestão de empresa privada.
Curso técnico de contabilidade, voltado a gerar profissionais para atuar nos diversos setores contábeis de uma empresa.
Trabalho e experiência
Desenvolvo estratégias comerciais voltadas para o aumento da rentabilidade operacional e otimização da distribuição, com foco em áreas de baixo potencial e alta complexidade logística. Estruturo bases de dados para análises avançadas e mensuração de KPIs. Defino metas estratégicas em níveis empresariais, departamentais e individuais, sempre com foco na maximização de resultados e no redirecionamento de portfólio de produtos. Segmento e defino carteiras de clientes de alta rentabilidade, alinhando esforços comerciais ao potencial de mercado. Principais cases: Revenda Heineken (Nordeste): Expansão do faturamento de R$ 167 milhões em 2022 para uma projeção de R$ 209 milhões em 2023, por meio da reestruturação da estratégia comercial. Produtora de Sucos SuBello (Goiás): Aumento do faturamento de R$ 3 milhões em 2021 para R$ 4,2 milhões em 2023, com foco na diversificação dos canais de venda. Atuei junto à empresa Soullive, no desenvolvimento do RTM (Route-to-Market), saindo de um faturamento zero para R$ 1,8 milhões mensais. o Conduzi negociações internacionais para exportação do SuperCafé ao Chile, ampliando seu mercado. o Prestei assessoria estratégica em negociações de RTM com grandes distribuidores como Carrefour, Droga Raia, Atacadão e Assaí, otimizando a penetração no mercado de São Paulo.
Planejamento Estratégico e Execução de GTM: Liderei a elaboração do plano estratégico "Go to Market" e o Annual Business Plan (ABP-2019/2022) para otimizar a distribuição de produtos (Mainstream, Premium, Craft e Economy) em Minas Gerais. Implementamos novo modelo de Route to Market (RTM) utilizando software LLamasoft, em colaboração com as Dir.de Logística, Revendas e Jurídico. Essa abordagem resultou na redução das revendas de 23 para 6 e incremento de 3 Centros de Distribuição Autônoma (CDAs) em Belo Horizonte, Uberlândia e Poços de Caldas. Crescimento dos clientes com vendas de 48mil para 72mil. Migração de Volume e Crescimento Sustentável: Conduzi a migração do volume de Economy, produtos com baixa rentabilidade, para Premium/Mainstream concentrando os volumes nas marcas mais rentáveis, resultando em um crescimento de volume de 328 mil hl para 480 mil hl/mês. O segmento Premium em Minas Gerais se tornou um dos mais rentáveis do Brasil. Desenvolvimento do Canal Modern Trade: Atuei junto ao OFF/AS, implementando boas práticas, que resultaram em um aumento de SKUs e redução do "Out of Stock" (OOS). Lançamos diversos produtos neste canal, ampliando a penetração de marcas menos expressivas e introduzindo a ferramenta de Joint Business Plan (JBP), resultando em um crescimento de 15% no volume de vendas nas lojas e redes regionais. Resultados Financeiros e de Mercado: As mudanças realizadas no primeiro ano, os treinamentos e preparo do time para buscar o crescimento nos levou a um aumento de 43% no volume de produtos Premium/Mainstream e uma melhoria do Function Gross Profit para 23%. O EBITDA da regional cresceu de 8% para 12%. O market share de Premium/Craft subiu em 6,9 pontos percentuais, enquanto a distribuição de Mainstream aumentou em 24 pontos percentuais e o Economy em mais 3 pontos percentuais. Melhoria do Ambiente de Trabalho: Desenvolvi plano de treinamento, atuei na revisão de remuneração variável para o time de vendas e distribuição com foco em aumento de performance. Promovi um ambiente de trabalho mais motivador e engajado, iniciativa que resultou em um aumento significativo na satisfação dos colaboradores, demonstrado pela pesquisa de clima, que passou de 82% para 94% de aprovação.
Desenvolvi e Implementei Modelo Estratégico de Vendas Premium: Criei e implementei o modelo "Jeito Diferente de Vender", abrindo o mercado para produtos Premium no mercado brasileiro, um modelo até então inexplorado aqui. A estratégia focou na mudança cultural, passando de um modelo centrado em volume e preço para valor agregado, com a oferta de produtos premium e serviços diferenciados, resultando em um reposicionamento da marca e fidelização dos clientes de alto valor. Contribuí diretamente para o aumento das vendas da marca Heineken, que saltou de 40 mil hl/mês para 1,4 milhão hl/mês no Brasil. E áreas sob minha responsabilidade direta, cresceu de 1,5 mil hl/mês para 70 mil hl. Transformação de marca: Contribuí para que a Heineken fosse reconhecida como a “marca mais amada do Brasil” (Fonte: Casual Brands, Exame, abril/21), alinhando a estratégia de marca com tendências de mercado, comportamento do consumidor premium e estratégia de marketing. Desenvolvi e Geri os Key Accounts: Estruturei um modelo inovador de gestão de Key Accounts, desenvolvendo soluções integradas com parceiros estratégicos, combinando Trade Marketing, Vendas e Logística. Lançamento de um calendário anual de ações de Trade Marketing, alinhado a datas comemorativas e grandes eventos, como Saint Patrick's Day, UEFA Champions League, Copa Libertadores da América e Fórmula 1, garantindo aumento de 900% na base de atendimento em PDVs, impulsionando a visibilidade da marca nos principais pontos de contato com o consumidor. Inovação em produtos e conceitos: Introduzi o conceito de “consumo de puro malte”, conquistando 20% de participação de mercado em um segmento antes inexplorado. Lançamento de novos produtos internacionais no mercado brasileiro, como Sol Mexicana, Amstel, Kaiser Radler, Desperados e Heineken Zero. Além disso, implementei novos formatos, como o six-pack long neck e a garrafa retornável de 600ml, resultando em um aumento de 500% nas vendas de produtos retornáveis em três anos, e um crescimento superior a dois dígitos no portfólio total. Parcerias Estratégicas e Sinergias Operacionais: Desenvolvi uma parceria estratégica de alta performance com a Coca-Cola (Brasal/Bandeirantes), estabelecendo sinergias operacionais nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Comercial. Integrei de forma eficiente os portfólios das duas empresas, totalizando 230 SKUs da Coca-Cola e 40 SKUs da Heineken, gerenciando uma equipe de 300 vendedores distribuídos nas operações do DF e GO. Otimizei as operações comerciais por meio da introdução de ferramentas avançadas de argumentação de vendas e contorno de objeções, aplicando conceitos de Coaching e técnicas de vendas consultivas para maximizar a performance da equipe. Sob minha liderança, essa parceria foi reconhecida entre as três melhores operações comerciais da Heineken no Brasil em 21 ocasiões ao longo de 7 anos, quebrando cinco recordes consecutivos de share de mercado, conforme reportado pela Nielsen Brasil. Resultados Tangíveis e Gestão de Alta Performance: A combinação de estratégias focadas em otimização de vendas, eficiência logística e inovação de portfólio resultou em crescimento acelerado e sustentado nas áreas sob minha gestão. Eficiência operacional: Reestruturei o processo de roteirização de vendas e distribuição, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais sem aumento de recursos. Liderei, engajei e motivei equipes multifuncionais de vendas, marketing e logística por meio de programas de incentivo e desenvolvimento, garantindo excelência operacional e crescimento contínuo.
Estruturei o modelo de Gestão dos Key Accounts, segmentando a base de clientes regionais e nacionais com foco otimizado em cobertura geográfica e mix de produtos, customizado para as demandas regionais. Desenvolvi e implementei uma nova modelagem do processo comercial, integrando os departamentos Comercial, Administrativo, Industrial e Logístico, com planos de ação estratégicos. Reestruturei a roteirização de vendas e entregas, otimizando a operação de uma equipe de 21 vendedores e 15 caminhões, resultando em um aumento de 19,8% na margem líquida, +60% de penetração e crescimento de 30% no volume de vendas. Aumentei o mix de produtos em 0,7 SKUs por PDV, melhorando a oferta e competitividade do nosso time. Implantei programas de incentivo e otimização de recursos, o que gerou um aumento de 15% na cobertura de pontos de venda (PDVs) com os mesmos recursos operacionais. Liderança no lançamento de novas marcas de energéticos, sucos e refrigerantes, expandindo o portfólio e diversificando o mix de produtos oferecidos.