Sobre o candidato

Location

Educação

E
Engenharia Elétrica, modalidade em Eletrônica e ênfase em Telecomunicações 2001
INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações
M
MBA em Administração de Organizações 2009
FUNDACE FEA-RP/USP

Trabalho e experiência

D
Diretor de Unidade de Negócios 03/2019 - 07/2024
CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações)

 Desenvolvimento e implementação de estratégias para alcançar metas e objetivos da unidade de negócio, alinhando-os com a estratégia corporativa  Monitoramento do pipeline de vendas (cross-sells, up-sells e novas vendas), churn, taxa de conversão, NPS e execução do plano de vendas  Gerenciamento do desempenho financeiro, incluindo desenvolvimento de orçamentos, previsão de receitas e controle de despesas  Orientação e desenvolvimento dos membros da equipe, incentivando o crescimento profissional, aprimorando capacidades individuais e promovendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo  Identificação de novas oportunidades, desenvolvimento de parcerias estratégicas e manutenção da competitividade, entendendo as necessidades dos clientes e tendências de mercado  Supervisão do desenvolvimento e lançamento de novos serviços, alinhando-os com as demandas do mercado e objetivos organizacionais  Manutenção e cultivo de relacionamentos com clientes-chave  Supervisão das operações diárias, garantindo eficiência e eficácia dos processos.  Elaboração de relatórios e apresentações à alta administração sobre desempenho, desafios e oportunidades  Monitoramento do desempenho através de KPIs e OKRs para tomada de decisões  Colaboração com outras unidades de negócios explorando sinergias para alcançar os objetivos organizacionais  Garantia da conformidade com regulamentos e políticas e gestão eficaz de riscos  Captura de insights do consumidor (VOC) sobre serviços e soluções  Desenvolvimento de novos negócios em IoT, IA, comunicações móveis, consultoria, blockchain, sensoriamento remoto, regulatório (ensaios e certificação) e energias renováveis Resultados:  R$ 140 milhões em receitas nos últimos 5 anos  Implementação de estratégia comercial e operacional através da integração dos ambientes laboratoriais (5G, Open RAN, Wi-Fi, UWB, VSAT, Cibersegurança, Safety, EMC, SAR, etc.) que resultaram no crescimento de 37% em receita e 50% em lucratividade (ROB) nos últimos 3 anos (Período: 2021-2023)  Desenvolvimento de parceria estratégica que resultou na captação de mais de 23 milhões de investimentos, posicionando o complexo laboratorial como o mais moderno do Brasil  Atingimento de 238% da meta de vendas e crescimento de 23,9% em receita e 57,7% de lucratividade (ROB) em 2023

G
Gerente de Marketing de Produto – Redes sem Fio 10/2017 - 07/2018
DATACOM

 Desenvolvimento de estratégias Go-To-Market para lançamentos e atualizações de produtos  Identificação de necessidades dos clientes e tendências de mercado  Supervisão do ciclo de vida do produto com foco em melhorias contínuas  Otimização de recursos e gestão orçamentária  Colaboração multifuncional com equipes multidisciplinares  Capacitação de equipes de vendas através de ferramentas e treinamentos  Engajamento com clientes para obter feedback para refinar a oferta de produtos e estratégias de marketing Resultados:  Implantação de solução para redes sem fio em cliente (valor do projeto: R$ 6 milhões)  Elaboração de projeto para estruturação de canais de vendas com o objetivo de maximizar as vendas

G
Gerente de Área – Canais de Vendas 07/2016 - 05/2017
RAIN BIRD BRASIL LTDA.

 Criação e implementação de estratégias para diferentes canais de vendas para alcançar metas corporativas  Construção e manutenção de parcerias sólidas com distribuidores e revendedores (colaboração e suporte)  Monitoramento e análise do desempenho dos canais de vendas  Capacitação e suporte aos parceiros de canal para garantir a compreensão eficaz dos produtos e estratégias  Colaboração com equipes de marketing para desenvolver campanhas personalizadas para canais específicos  Gestão orçamentária das iniciativas de vendas dos canais, garantindo alocação eficiente de recursos  Elaboração de projeções de vendas e alinhamento com os canais para atingir as metas estabelecidas  Assegurar o cumprimento às políticas, regulamentos e padrões de desempenho pelos canais de vendas  Identificação de novos canais de vendas e novas oportunidades de negócios Resultados:  Visitas e realização de treinamentos com canais e clientes localizados nas regiões sul e sudeste para maximizar os resultados de vendas (R$ 8 milhões por ano)

G
Gerente de Produto Senior 10/2010 - 12/2015
3M DO BRASIL LTDA.

 Definição e implementação de estratégia Go-To-Market de produtos e soluções de transporte inteligente (ITS) através de pesquisas de mercado, análise de tendências e concorrência  Gerenciamento do ciclo de vida dos produtos  Gestão de portfólio (roadmap) utilizando metodologia NPI, com forte interação e colaboração com equipes multidisciplinares para garantir o alinhamento e sucesso no desenvolvimento de novos produtos  Gerenciamento do orçamento de marketing, garantindo que os recursos sejam alocados de forma eficaz  Gestão de stakeholders através da comunicação eficaz com agências governamentais e clientes estratégicos  Gerenciamento de projetos (Lean Six Sigma)  Desenvolvimento de novos negócios, canais de venda e suporte pós-vendas (assistência técnica) Resultados:  Implementação de um pórtico piloto pioneiro com tecnologia Multi Lane Free Flow para sistemas pedagiados, funcionando como um laboratório global interligado com as equipes de desenvolvimento da 3M US e 3M UK  Realização de estudos de otimização de tecnologias para adequação ao mercado brasileiro, com base nos dados coletados em tempo real  Negociação e implantação do primeiro Sistema de Inventário de Sinalização Vertical nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, administradas pela CCR Autoban  Inventário de mais de 10 mil sinalizações em um trecho de 660 quilômetros lineares, concluído em 8 meses  Projeto premiado pela 3M Global por seu pioneirismo e modelo de negócio inovador

G
Gerente Técnico 04/2001 - 03/2010
NCC CERTIFICAÇÕES DO BRASIL (atual BUREAU VERITAS)

 Gerenciamento da equipe técnica através de orientação e mentoria  Aconselhamento especializado e suporte técnico aos clientes e demais áreas da organização  Capacitação da equipe através de educação contínua em tecnologias e práticas relevantes  Implementação de processos para garantir o atendimento aos padrões de qualidade e requisitos estabelecidos  Coordenação de discussões regulatórias com ANATEL, agências internacionais e parceiros  Controle eficiente do orçamento alocado à área técnica  Identificação e mitigação de riscos em projetos técnicos  Realização de auditorias e condução de projetos de certificação de produtos para telecomunicações (ANATEL)

Prêmios

S
Sistema de Inventário de Sinalização Vertical 2010
 Negociação e implantação do primeiro Sistema de Inventário de Sinalização Vertical nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, administradas pela CCR Autoban  Inventário de mais de 10 mil sinalizações em um trecho de 660 quilômetros lineares, concluído em 8 meses  Projeto premiado pela 3M Global por seu pioneirismo e modelo de negócio inovador

Seja o primeiro a avaliar a empresa luizrg

Sua avaliação